Parceria entre o CRAS e o Centro de Convivência de idosos
Serviço de Psicologia
Oficina Colcha de Retalhos
Encerrou-se no dia 19/05/10, a 2ª turma da Oficina Colcha de Retalhos, onde idosos frequentadores do Centro de Convivência puderam expressar momentos de suas vidas, junto ao psicólogo do CRAS, Carlos Felippe Cordeiro.
A oficina visa promover a integração, o sentimento de auto-valia e, principalmente, o aumento da auto-estima dos idosos através da arte terapia, pois a fase da velhice ou do idoso é uma época em que, muitas vezes, profundas mudanças ocorrem nos vários aspectos do ser humano, aparecem alterações nos planos emocionais ou psicológicos, na rede social, nos aspetos físicos entre outros. No plano físico, o corpo se modifica, aparecem as doenças degenerativas, bem como problemas de apetite e sono, perturbações da memória, perda de processamento visual e auditivo, comprometimentos cognitivos. Na área social, vem a aposentadoria, o isolamento social, a diminuição da renda financeira. Em relação aos aspectos emocionais, o sentido de vida se perde e uma infinidade de moléstias da alma e do corpo.
“A Arteterapia aplicada aos idosos permite que as potencialidades criativas se desenvolvam, possibilita que a pessoa se descubra, se reconheça, amplie e enriqueça seu mundo interno por meio de variados recursos expressivos” (Lima, 2007) e segue de encontro com a orientação da política de saúde do idoso.
Veja abaixo, a 1ª e 2ª turma da Oficina Colcha de Retalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário